MERCÚRIO RETRÓGRADO EM 2023 - Brighid

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM 2023

Existem efeitos negativos e positivos deste fenómeno popularmente conhecido na vida das pessoas. Existem vários planetas que podem ficar retrógrados, como se estivessem a andar para trás, tais como: Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano, Neptuno e Plutão.

O termo retrógrado vem do latim retrogradus (“retro” – para trás; “gradus” – degrau), significando retrocesso.

Em termos científicos, um planeta retrógrado é simplesmente uma ilusão de ótica, fazendo parecer que está a retroceder, isto acontece quando olhamos para o céu a partir da nossa perspectiva da Terra, parece que andava para um lado e, de repente já circula noutra direção.

Quando esta reversão toca ao planeta Mercúrio, nós os astrólogos dizemos que este período está associado à instabilidade, mal-entendidos ou confusão. Já que este corpo celeste é considerado o planeta da comunicação, da nossa mente e representa os negócios.

Sê cuidadoso(a) na forma como comunicas e tem atenção a tudo o que dizes, aceita os desafios como processos de aprendizagem e utiliza o Mercúrio retrógrado de forma pertinente!

Cuidados a ter

Alguns mal-entendidos e até alguns problemas financeiros marcarão este período. Será necessário estar muito atento/a a todos os investimentos que possas ter de fazer. Antecipar e preparar é o lema para viver melhor esta fase. Pois poderão surgir greves, problemas de trânsito, problemas de transportes e até mesmo alguns problemas técnicos, atrasos ou erros nos meios de comunicação (seja digital ou não).

Deverás também analisar todas as mensagens e e-mails que enviares, para evitar erros no destinatário, tanto de interpretação, lentidão ou mesmo sentimentos equivocados. As melhores dicas para esta fase é rever tudo e, ser mais claro e prático em tudo. Evita publicar anúncios ou livros, campanhas publicitárias, assinar contratos ou aceitar propostas durante este período. A não ser que já tenham sido agendadas anteriormente.

As pessoas que possuem o Ascendente e o Sol no signo Virgem e/ou Gémeos, serão os mais afetados por serem regidos por Mercúrio. Geralmente, quem trabalha nas áreas da comunicação, marketing, negócios, viagens e administrativa são bastante afetados.

Lado bom desta fase

Estimule o seu cérebro através da leitura, reflexão, investigação, estudo, terminar o que ficou pendente, projetos por exemplo.

Perdeu objetos antes da retrogradação de Mercúrio, esta fase pode ser propícia para encontrar as coisas com mais calma. Esta fase é  ótima para encontrar erros em artigos, publicações, anúncios, textos, e-mails, etc.

Aproveite este período para relaxar, fazer uma introspeção e atenue a necessidade de controlar tudo e todos, pratique Reiki ou meditação.

Quando estará retrógrado?​

Vejamos em que períodos ele estará retrógrado em 2023.

28 de dezembro às 09h32 a 19 de janeiro às 13h11 (Portugal Continental)

Desta vez Mercúrios está retrógrado em CAPRICÓRNIO.

Quando o Mercúrio passa por este signo, em fase de retrogradação, as relações e as comunicações podem ficar mais afetadas, frias e muito sérias. Poderemos ficar mais nervosos, severos e pessimistas com as avarias ou contratempos. Se planeamos algo, provavelmente não ocorrerá como previsto.

Mercúrio retrógrado em Capricórnio perturbará as nossas tarefas, objetivos, ambições, sonhos e objetivos, prosseguimento das nossas tarefas (até porque andaremos menos concentrados/as) e afetará as nossas ambições. Devemos então aproveitar para rever a forma como realizamos metas, tarefas, rotinas, trabalhos, iniciamos projetos e negócios.

20 de abril às 04h26 a 15 de maio às 19h00 (Portugal Continental)

A partir do dia 20 de abril até 15 de maio Mercúrio estará retrógrado em TOURO.

Quando a retrogradação de Mercúrio percorre o signo de Touro poderá afetar a vida prática, bens, recursos, conquistas, finanças, valores, organização e a nossa estabilidade. Nesta fase, será importante prudência e reflexão nos temas referidos. A retrogradação afetará a tua área de vida, a casa do teu mapa natal, que contém o signo Touro

22 de agosto às 13h00 a 16 de setembro às 15h39 (Portugal Continental)

O planeta da mente e da comunicação percorre mais uma fase de retrogradação agora em VIRGEM.

Quando Mercúrio retrógrado está no signo Virgem a nossa vida quotidiana poderá ser prejudicada, tornando-nos ansiosos quando confrontados com uma acumulação de acontecimentos imprevistos nas empresas, estabelecimentos, oficinas, comércios etc. Afetando os aparelhos eletrónicos, serviços pós-venda ou serviços de Apoio ao Cliente que falham…

Será preciso muita paciência porque sob Mercúrio retrógrado em Virgem, poderemos mais facilmente somatizar (dores de cabeça, dores de estômago, erupções cutâneas, etc… devido ao stress).

Contudo, esta fase poderá também ser positiva pois refletiremos um pouco mais do que o habitual.

12 de dezembro às 14h12 a 02 de janeiro de 2024 às 22h47 (Portugal Continental)

Desta vez Mercúrio está retrógrado em CAPRICÓRNIO de 12 a 23 de dezembro.

Quando o Mercúrio passa por este signo, em fase de retrogradação, as relações e as comunicações podem ficar mais afetadas, frias e muito sérias. Poderemos ficar mais nervosos, severos e pessimistas com as avarias ou contratempos. Se planeamos algo, provavelmente não ocorrerá como previsto.

Mercúrio retrógrado em Capricórnio perturbará as nossas tarefas, objetivos, ambições, sonhos e objetivos, prosseguimento das nossas tarefas (até porque andaremos menos concentrados/as) e afetará as nossas ambições. Devemos então aproveitar para rever a forma como realizamos metas, tarefas, rotinas, trabalhos, iniciamos projetos e negócios.

Sairá de Capricórnio para percorrer o signo SAGITÁRIO de 23 de dezembro a 2 de janeiro de 2024.

Durante esse período, podem surgir desafios nas comunicações relacionadas a assuntos educacionais, filosóficos ou legais. Para ser benéfico, é importante rever planos de viagem e manter uma mente aberta às diferentes perspetivas.

Impacto e análise no meu Mapa Natal​

Importa referir que para uma análise mais correta, aprofundada e personalizada, deveremos ter em conta esta informação no nosso Mapa Natal. Em que área(s) de vida (casa ou “fatia”) se encontra o signo na fase da retrogradação  e o seu planeta regente? – exemplos: Carreira, Relacionamentos, Financeira, o Eu, Saúde, Lar, entre outras. Isto permitirá uma análise mais completa. Por exemplo, no dia 25 de janeiro o planeta Mercúrio estará retrógrado no signo Capricórnio, imaginando que esse signo se encontra na casa 04 (temas sobre as nossas origens, do nosso passado, nossas raízes emocionais, psíquicas, genéticas, hábitos, lar, família e nossos ancestrais), significa que poderá haver desentendimentos nestes temas ou então, que haverá tensão nestes conteúdos.

Existem outros aspetos a serem considerados, qualquer planeta que esteja em fase de retrogradação significa que haverá instabilidade ou debilidade, não representa o ponto máximo de tensão na vida de uma pessoa. Há, sem dúvida, pessoas que nem sentem esta fase de forma instável, todos temos energias muito diferentes, Mapas Astrais bem distintos uns dos outros. É preciso conhecer muito bem o teu Mapa Astral (ou Mapa Natal ou Zodíaco) para que entendas que existem pontos mais críticos ou fases mais críticas na tua vida e, são nestas que evoluímos. Não é? Assim como, existem fases maravilhosas.

De acordo com os céus, os astros como estão posicionados no momento, poderão trazer mais tensão ou mais harmonia para cada indivíduo de forma bem diferente.

Próxima retrogradação

2023

  • 20 de abril a 15 de maio
  • 22 de agosto a 16 de setembro
  • 12 de dezembro a 02 de janeiro de 2024

2024

  • 31 de março a 26 de abril
  • 04 a 29 de agosto
  • 25 de novembro a 16 de dezembro

Estás à espera de quê para obter já o teu Mapa Natal de forma gratuita?

Fala comigo!

Desejas aprender astrologia?

Então inscreve-te na próxima turma

Ficha de Inscrição