“Quando os problemas na garganta aparecem, em geral, significa que não nos sentimos no direito de expressar o que sentimos e o que pensamos.”
A glândula tiroide localiza-se na base do pescoço, frente à traqueia e abaixo da maçã de Adão. Parece uma borboleta que abraça a traqueia com as suas asas. Como estará a sua criatividade? Expressa-se livremente e de forma sensata? Ou diz sempre o que os outros desejam ouvir? “Quando os problemas na garganta aparecem, em geral, significa que não nos sentimos no direito de expressar o que sentimos e o que pensamos.”
Distúrbios da tiroide refletem a criatividade frustrada ou sufocada por não poder fazer o eu quer. Quando os problemas na garganta aparecem, em geral, significa que não nos sentimos no direito de expressar o que sentimos e o que pensamos. Não estamos à vontade para nos defender. Isso acontece com as pessoas que vivem só para os outros, nunca fazem o que querem. Estão sempre a tentar agradar aos pais, aos chefes, aos amigos ou aos avós.
A função da tiroide é poder produzir, armazenar e libertar hormonas no nosso sangue. Essa quantidade de hormonas é controlada por outra glândula chamada pituitária ou hipófise (pertence ao Chakra do Terceiro Olho). Outra parte do cérebro, o hipotálamo, ajuda a hipófise a enviar as informações devidas.
Quando a tiroide trabalha mais do que deveria, produzindo hormonas em excesso, origina-se Hipertiroidismo. Em contrapartida, quando há uma produção de hormonas pela tiroide abaixo do normal, diz-se que a pessoa está com Hipotiroidismo.
Propostas de exercícios:
Movimento circular
Em pé, com o tronco ereto, inicie um pequeno movimento circular com a cabeça. Faça o movimento circular iniciando à direita e depois inverta o movimento iniciando à esquerda. A seguir, repita o movimento concentrando a atenção na tiroide, como se a movesse através da atenção.
Massagem
Com os dedos, localize o início do osso da clavícula, logo abaixo do pescoço. Coloque os dedos polegar, indicador e médio acima deste ponto localizado (início do osso da clavícula), até a tiroide estar entre os dedos, e massaje ao redor da glândula com suaves movimentos circulares. Faça a massagem em três pontos:
- Bem em baixo, próximo às clavículas
- Dois dedos mais acima
- Próximo à maçã de Adão
Finalize, fazendo uma aplicação de Reiki de três a cinco minutos. Se não é praticante de Reiki, não tem mal. Friccione as palmas das mãos e coloque-as na garganta, imaginando que uma luz pura pinta a zona.
Conheça os sintomas do Hipotiroidismo
- Perda de apetite
- Facilidade em ganhar peso, mesmo com pouca alimentação
- Baixa tolerância ao frio
- Redução dos batimentos cardíacos
- Fadiga
- Sonolência
- Queda de cabelo
- Pele seca e fria
- Intestino preso
- Menstruação irregular
- Depressão
- Dificuldade de raciocínio
Conheça os sintomas do Hipertiroidismo
- Excesso de apetite
- Facilidade em perder peso, mesmo alimentando-se mais
- Baixa tolerância ao calor, suor em excesso
- Batimentos cardíacos acelerados
- Metabolismo acelerado
- Agitação e nervosismo
- Insónia
- Tremores
- Queda de cabelo
- Intestino solto
- Menstruação irregular
- Ansiedade
- Pensamento acelerado e dificuldade de concentração
As causas de cada doença
O Hipotiroidismo é causado pela tiroidite de Hashimoto, uma doença autoimune que provoca a redução gradativa da glândula. Já o Hipertiroidismo, é causado pela doença de Graves, excesso de iodo na alimentação, surgimento de nódulos na glândula.
Possíveis consequências
Com a produção anormal das hormonas, as pessoas que sofrem com estas doenças, consequentemente, têm maior dificuldade para desempenhar as suas funções. Dessa forma, no ambiente profissional, um dos impactos do Hipotiroidismo e Hipertiroidismo é a perda de produtividade e a desmotivação, visto que o indivíduo sofre com problemas, como dificuldade de concentração e ansiedade. Por isso, é fundamental o diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento, para que os indivíduos tenham uma vida normal e produtiva. O Reiki ajuda imenso a balancear todo o stress, concentração e ansiedade.
Proposta de exercício
Meditação
Enquanto lê, faça uma respiração profunda e, à medida que for exalando, deixe toda a tensão sair do seu corpo. Permita que o couro cabeludo, testa e rosto relaxem. Sabia que consegue ler mesmo sem estar tenso? Deixe a língua, a garganta e os ombros relaxarem. Tenha em consideração que consegue segurar a revista ou o telemóvel com os braços e as mãos relaxados. Pode fazer isso agora, isso mesmo! Relaxe as costas, o abdómen e a pélvis. Deixe que a sua respiração serene, enquanto vai relaxando as pernas e os pés.
Há agora uma nova oportunidade de mudança para o seu corpo. Enquanto faz por prender o corpo, criando tensão está a fazer o mesmo com as suas emoções e mente. Nesta posição relaxada, confortável, verbalize aquilo que o incomoda: crenças limitantes, medo, tensão, raiva, tristeza, culpa, preocupações, maus pensamentos e sentimentos. Repita este exercício três vezes por dia até se sentir melhor.